Educação Para a Cidadania e os Limites do Liberalismo

Educação Para a Cidadania e os Limites do Liberalismo

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  • Editora7 LETRAS
  • Modelo: 9578012
  • Disponibilidade: Em estoque
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A ideia geral de cidadania se refere à concepção moderna e liberal do termo – constituída a partir do jusnaturalismo do século xvii e consolidada na construção dos Estados-Nações modernos – e descreve algo abstrato e universal, que une os seres humanos como uma massa indiferenciada. Essa concepção está sob forte ataque hoje em dia por pensadores atentos ao pluralismo; não somente por críticos marxistas, mas por críticos dentro do próprio liberalismo.


Este livro apresenta e distingue algumas vertentes dessa crítica, reunindo perspectivas filosóficas que, junto com o marxismo, irão “testar” os limites do liberalismo como fundamento teórico para a formação do cidadão em sociedades contemporâneas.


Os artigos são fruto do trabalho do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação, da puc- Rio ao longo do período de 2006 a 2010. Seguindo uma ordem lógica, a reflexão parte do pensamento de John Rawls, principal representante contemporâneo do liberalismo político, e segue até a crítica marxista do liberalismo, percorrendo autores que têm uma postura diferente entre si com relação à legitimidade e fecundidade do arcabouço liberal.
Características
Autor CLAUDIA FENEIRICH, RALPH I. BANNELL E RITA VILANOV
Biografia A ideia geral de cidadania se refere à concepção moderna e liberal do termo – constituída a partir do jusnaturalismo do século xvii e consolidada na construção dos Estados-Nações modernos – e descreve algo abstrato e universal, que une os seres humanos como uma massa indiferenciada. Essa concepção está sob forte ataque hoje em dia por pensadores atentos ao pluralismo; não somente por críticos marxistas, mas por críticos dentro do próprio liberalismo.


Este livro apresenta e distingue algumas vertentes dessa crítica, reunindo perspectivas filosóficas que, junto com o marxismo, irão “testar” os limites do liberalismo como fundamento teórico para a formação do cidadão em sociedades contemporâneas.


Os artigos são fruto do trabalho do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação, da puc- Rio ao longo do período de 2006 a 2010. Seguindo uma ordem lógica, a reflexão parte do pensamento de John Rawls, principal representante contemporâneo do liberalismo político, e segue até a crítica marxista do liberalismo, percorrendo autores que têm uma postura diferente entre si com relação à legitimidade e fecundidade do arcabouço liberal.
Comprimento 23
Edição 1
Editora 7 LETRAS
ISBN 9788575778012
Largura 16
Páginas 212

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